Mundo Marcelo: enfraquecer os laços entre Europa e EUA é "uma espécie de suicídio"

Marcelo: enfraquecer os laços entre Europa e EUA é "uma espécie de suicídio"

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que se a Europa enfraquecer os laços com os Estados Unidos da América "está a cometer uma espécie de suicídio" e que o mesmo será "um grande erro" para os norte-americanos.
Marcelo: enfraquecer os laços entre Europa e EUA é "uma espécie de suicídio"
António Pedro Santos/Lusa
Lusa 16 de maio de 2019 às 19:08

Marcelo Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no encerramento da 5.ª Conferência Internacional da NATO sobre Cibersegurança, na Academia Militar, na Amadora.

 

No seu discurso, feito em inglês, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas falou indiretamente da Federação Russa e da República Popular da China, alertando para os riscos que decorrem da forma como "ambos usam as armas da cibersegurança, ou antes, da ciberinsegurança dos outros".

 

"Usam-nos para apoiar aberta ou discretamente os atores políticos, sociais ou mediáticos que podem dividir ou enfraquecer os seus concorrentes, para não dizer adversários", afirmou, referindo-se à Rússia como "um poder à procura de espaço vital para compensar a transição de global para regional" e à China como um poder "que está a emergir como global", sem os nomear.

 

O Presidente da República descreveu o atual quadro global como "crescentemente multipolar" e apelou à preservação do "vínculo transatlântico" entre Europa, Estados Unidos da América e Canadá e entre a União Europeia e a NATO.

 

"Neste contexto, uma Europa irrealista e distraída que permite que os seus laços com os Estados Unidos da América e o Canadá se enfraqueçam está a cometer uma espécie de suicídio", defendeu.

 

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que Estados Unidos da América e Canadá também "estarão a cometer um grande erro" se optarem por "questionar os seus laços com a Europa, com políticas isolacionistas, protecionistas, de vistas curtas".

 

"Trabalhemos juntos, então, no campo da cibersegurança também, e trabalhemos numa visão de longo prazo. Porque presidentes, Governos, maiorias parlamentares passam, enquanto os valores que nos unem e as pessoas que servimos permanecem", pediu.




Marketing Automation certified by E-GOI