Justiça Maria José Morgado: Grandes empresas também têm de pagar crise

Maria José Morgado: Grandes empresas também têm de pagar crise

A diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa criticou hoje a política fiscal seguida pelo Governo e defendeu que as grandes empresas também têm de começar a pagar a crise.
Maria José Morgado: Grandes empresas também têm de pagar crise
Lusa 25 de maio de 2013 às 23:06

“Há uma coisa que tem de ser combatida der por onde der: o aumento da carga dos impostos a concentrar-se apenas nas Pequenas e Médias Empresas [PME] e nos trabalhadores por conta própria ou de outrem”, disse Maria José Morgado.

 

A responsável falava na sessão de abertura da conferência "Fraude e Evasão Fiscal", promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos e que decorre no auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa.

 

Para Maria José Morgado, há uma “desigualdade tributária, com um aumento da carga fiscal para os mais fracos”.

 

A directora do DIAP frisou ainda que as actuais leis fiscais são “complicadas e difíceis de dominar para quem quer cumprir e a administração pública “parece enveredar por um caminho de desmantelamento e não de reforma”.

 

“É a fatura a pagar pelos erros que cometemos”, afirmou a responsável, acrescentando que estamos a caminhar para “um estado mínimo com tributação máxima”.

 

Maria José Morgado considerou também que o Governo decidiu “à bruta” o que tributar e como por causa da atual crise.

 

Afirmando que as receitas fiscais deveriam ser aplicadas no financiamento de serviços públicos como a saúde e a educação, a diretora do DIAP questionou se não estarão a servir para “financiar a dívida da dívida e os juros”.

 

Por fim, deixou algumas sugestões como “aumentar a pressão fiscal nos setores de alto risco”, simplificar as leis e apostar-se numa administração pública de qualidade.

 

“Uma administração pública inapta representa baixos níveis de eficiência, mais despesa pública, mais corrupção e menos cooperação fiscal”, frisou.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI