Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mário Soares: Culpa é dos "malandros que estão a combater um primeiro-ministro exemplar"

"Todo o PS está contra esta bandalheira." O antigo Presidente da República lançou duras palavras aos jornalistas depois de sair de um encontro com José Sócrates na prisão de Évora.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 26 de Novembro de 2014 às 12:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 874
  • ...

"É tudo uma malandrice." Foi desta forma que, à saída do estabelecimento prisional de Évora, Mário Soares classificou a prisão preventiva aplicada ao ex-primeiro-ministro José Sócrates.

 

"A campanha contra ele é uma infâmia. Uma malandrice daqueles tipos que actuam e que não fizeram nada", continuou o antigo Presidente da República nas declarações aos jornalistas, com acusações à actuação da Justiça e de alguns jornalistas, embora sem nunca as explicar de forma clara.

 

Para Mário Soares, José Sócrates está a ser tido como um "malandro" mas "nem sequer foi a tribunal". Sócrates esteve no fim-de-semana a justificar-se perante o Tribunal Central de Instrução Criminal e foi no final dessas diligências que foi decretada a medida de coacção máxima: a prisão preventiva. Porém, o histórico socialista defende que o ex-governante não teve condições para se defender. "Não foi ouvido de maneira a poder ser trabalhado". "Afinal, o que é que ele fez?", questionou-se aos jornalistas, em imagens transmitidas pelas televisões nacionais.

 

"PS contra esta bandalheira"

 

Esta é uma "bandalheira" contra a qual os socialistas estão contra. "Todo o PS está contra esta bandalheira", asseverou Mário Soares aos jornalistas, depois de um encontro com Sócrates em que esteve evidente "a simpatia e amizade profunda" que nutrem um pelo outro.

 

Questionado se a prisão do anterior líder socialista pode prejudicar o PS agora liderado por António Costa, Mário Soares foi definitivo: "Isto não tem nada a ver com os socialistas". "Tem que ver com os malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar". Antes da visita, já havia dito que o PS não está a passar um momento difícil.

 

Sócrates é, nas palavras do fundador do PS, um "homem digno". A fundação Mário Soares patrocinou, em Outubro de 2013, o livro lançado por José Sócrates "A confiança no mundo: sobre a tortura em democracia". Para Mário Soares, o caso "não é outra coisa que não um caso político".

 

José Sócrates está no estabelecimento prisional  de Évora depois de decretada a prisão preventiva. Branqueamento de capitais, corrupção e fraude fiscal são os crimes de que é alvo na investigação.

Ver comentários
Saber mais Mário Soares Presidente da República José Sócrates
Mais lidas
Outras Notícias