Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Martins da Cruz quer criar 100 novas empresas de base tecnológica em Gaia

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, António Martins da Cruz, recentemente nomeado presidente da Agência Municipal de Investimento de Vila Nova de Gaia (Amigaia), vai ainda esta manhã anunciar o modelo de actuação e objectivos da empresa, comprometend

Rui Neves ruineves@negocios.pt 11 de Abril de 2007 às 11:30
  • Partilhar artigo
  • ...

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, António Martins da Cruz, recentemente nomeado presidente da Agência Municipal de Investimento de Vila Nova de Gaia (Amigaia), vai ainda esta manhã anunciar o modelo de actuação e objectivos da empresa, comprometendo-se a viabilizar a criação de 100 novas empresas de base tecnológica no concelho.

Martins da Cruz e o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, deverão estar neste momento a promover uma conferência de imprensa que visa apresentar o modelo organizacional, vectores estratégicos de actuação e o sítio da nova empresa municipal na internet (www.amigaia.pt).

De acordo com o antigo responsável pela diplomacia portuguesa (entre 2002 e 2003, durante o Governo liderado por Durão Barroso), "a Amigaia orientará a sua acção na mira de três objectivos estratégicos: apoio à inovação tecnológica, fomento da modernização e expansão do tecido económico local e estímulo da relação amigável entre o investimento empresarial e o meio ambiente".

Além da criação de 100 novas tecnológicas, a Amigaia pretende também "apoiar activamente a captação de investimento directo estrangeiro de base tecnológica, delinear e implementar um sistema municipal de incentivos à I&D empresarial", assim como "construir três parques empresariais com vocações específicas e preferenciais nos domínios da inovação tecnológica". Desenvolver a criação de "clusters" nos novos parques empresariais e centros de incubação de empresas de base tecnológica são outros objectivos a atingir.

Presidido por Martins da Cruz, o Conselho de Administração da Amigaia terá como vogais Fernando Gomes Perpétua e Carlos Sousa Pinto.

Outras Notícias