Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Máximos do euro, petróleo e volatilidade são um risco para a economia

Os líderes da União Europeia voltaram hoje, no arranque da cimeira europeia, a mostrar preocupação com os máximos históricos consecutivos atingidos pelo euro e pelo petróleo, bem como pela volatilidade dos mercados, afirmando que este cenário é um risco p

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 13 de Março de 2008 às 15:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os líderes da União Europeia voltaram hoje, no arranque da cimeira europeia, a mostrar preocupação com os máximos históricos consecutivos atingidos pelo euro e pelo petróleo, bem como pela volatilidade dos mercados, afirmando que este cenário é um risco para a economia.

"A economia europeia não pode estar completamente imune a certos desenvolvimentos que estão a ocorrer nos mercados financeiros", disse o presidente da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, antes do arranque da cimeira europeia que tem hoje lugar em Bruxelas.

O euro atingiu hoje um novo máximo histórico acima dos 1,56 dólares, em Nova Iorque o crude já atingiu um novo recorde acima dos 111 dólares e o euro superou os 1000 dólares a onça pela primeira vez. Os mercados accionistas estão a negociar em forte queda, devido à previsível falência do fundo Carlyle Capital.

Apesar das pressões para descer os juros, o Banco Central Europeu tem sugerido que não está disponível para descer os juros dos actuais 4%. Apesar do abrandamento da economia ser já evidente, Trichet está preocupado com as pressões inflacionistas e acredita que a economia vai conseguir lidera com a actual crise no mercado do crédito.

O primeiro-ministro do Luxemburgo, que lidera o grupo de Ministros das Finanças dos países da Zona Euro, afirmou hoje que "temos que repetir mais uma vez que não gostamos desta excessiva volatilidade nas taxas de câmbio". Juncker acrescentou que estamos "a aumentar a vigilância".

Outras Notícias