Notícia
Membro do Banco de Inglaterra diz que clima económico piorou
O membro do Banco de Inglaterra (BoE) David Blanchflower, afirmou que o outlook da economia do Reino Unido piorou no último mês o que deverá levar a autoridade monetária a uma nova votação quanto à taxa de juro em vigor.
- Assine já 1€/1 mês
- ...

Blanchflower, que foi o único membro a votar para uma redução da taxa de juro de referência na última reunião do BoE, afirmou numa entrevista à BBC que “tem havido notícias muito más desde a nossa última reunião.”
A economia do Reino Unido a avançar lentamente em direcção de uma recessão económica, a primeira depois da que foi vivida no início dos anos noventa. A pressionar a economia da região está a queda do mercado imobiliário e a redução da despesa por parte dos consumidores.
Durante o mês passado foi divulgado que o crescimento económico do segundo trimestre atingiu o ritmo mais baixo desde 2001, o índice de vendas a retalho caiu para o valor mais baixo dos últimos 25 anos e os pedidos de subsídios de desemprego aumentaram o máximo desde 1992. “O aumento do desemprego é uma preocupação” afirmou Blanchflower, que acrescentou que a autoridade tem estado preocupada com a situação e que “é obvio que vai aumentar mais” nos próximos tempos.
Os membros do BoE vão reunir-se esta semana e tomar uma decisão no dia 7 de Agosto.
Na última reunião os responsáveis mantiveram a taxa de juro de referência nos 5% decisão que se deverá manter na reunião do próximo mês de acordo com os economistas contactados pela agência noticiosa norte-americana.