Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel cancela viagem a Itália agendada para esta sexta-feira

A Chanceler alemã deslocava-se a Itália para debater com Mario Monti o segundo plano de ajuda à Grécia.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 10:16
  • Partilhar artigo
  • ...
Angela Merkel (na foto), chanceler alemã, tinha agendado para esta sexta-feira uma visita a Itália para debater, com Mario Monti o segundo pacote de ajuda financeira à Grécia. Porém, e de acordo com um porta-voz do executivo germânico que preferiu manter o anonimato, citado pela Bloomberg, a chanceler alemã cancelou a viagem.

Não há, contudo, para já oficialmente uma razão a justificar este cancelamento nem uma nova data para o encontro entre os dois responsáveis. Todavia, e de acordo com a Reuters, a razão para o cancelamento da viagem prende-se com a demissão do presidente alemão, Christian Wulff - que entretanto já foi confirmada. Angela Merkel deverá fazer uma comunicação cerca das 10h30 (hora de Lisboa).

A Grécia continua a estar no centro das atenções da Europa. Notícias avançadas recentemente apontam que os líderes europeus pretendem adiar o segundo pacote de ajuda financeira a Atenas para depois das eleições legislativas, que deverão acontecer em Abril.

Para evitar o incumprimento desordenado, os responsáveis da Zona Euro estão a equacionar um empréstimo de emergência, com juros reduzidos, uma vez que a Grécia precisa de financiamento urgentemente dado que já no próximo mês refinanciar cerca de 14,5 mil milhões de euros de dívida.

Ao final do dia de ontem, um porta-voz do Executivo grego sinalizou que o segundo pacote de resgate pode estar concluído já na próxima segunda-feira, dia em que o Eurogrupo se volta a reunir.
Ver comentários
Saber mais Mario Monti Angela Merkel Grécia ajuda externa segundo pacote de ajuda Roma demissão Christian Wulff
Outras Notícias