Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel: Foi com "profundo pesar" que recebi a demissão do presidente Wulff

A Chanceler alemã sublinha que respeita a decisão de Christian Wulff e apontou que o seu executivo vai reunir-se em breve com as restantes forças políticas com o objectivo de nomearem um sucessor.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 11:10
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Angela Merkel (na foto), chanceler alemã em declarações aos jornalistas em Berlim citadas pela Bloomberg, sublinhou que foi com “profundo pesar” que recebeu a decisão de Christian Wulff, presidente da Alemanha, que apresentou há minutos a demissão.

A chanceler alemã sinalizou ainda que os partidos que integram a coligação governamental pretendem reunir-se em breve com as restantes forças políticas, sendo o objectivo do encontro apresentarem “um candidato conjunto” à sucessão de Wulff.

Entretanto, de forma provisória Horst Seehofer, presidente do Bundesrat (que é um órgão constitucional da Alemanha) vai assumir os deveres presidenciais, segundo a mesma fonte.

Em comunicado, citado pela Reuters, e a justificar a decisão de apresentar a sua carta de demissão, Christian Wulff afirmou que “os desenvolvimentos dos últimos dias e mesmo semana demonstraram que a confiança [da população alemã] foram seriamente afectadas” e por isso “ não é mais possível para mim exercer o cargo de presidente”.
Ver comentários
Saber mais Chanceler alemã Christian Wulff Angela Merkel Bundesrat Horst Seehofer
Outras Notícias