Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mersch diz que não há razões para alterar taxa de juro do BCE

O Governador do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Yves Mersch, afirmou que não há razões para se alterar a taxa de juro na Zona Euro devido ao impacto dos preços do petróleo em valores recorde na economia, uma vez que se está a beneficiar da queda

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 27 de Junho de 2005 às 09:02
  • Partilhar artigo
  • ...

O Governador do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Yves Mersch, afirmou que não há razões para se alterar a taxa de juro na Zona Euro devido ao impacto dos preços do petróleo em valores recorde na economia, uma vez que se está a beneficiar da queda do euro a nível de exportações.

«As taxas estão apropriadas e, num futuro previsível, não vejo qualquer evidência que me possa desviar desta análise», disse o responsável, segundo a Bloomberg. Os preços do petróleo em níveis recorde e a depreciação de 10% do euro contra o dólar este ano «estão a compensar os efeitos».

A Zona Euro pratica actualmente uma taxa de juro de 2%, enquanto nos EUA os juros têm subido progressivamente e estão agora nos 3%, com os especialistas a apostarem num novo aumento de 25 pontos base para os 3,25% na próxima reunião da Reserva Federal (Fed), agendada para dia 30 de Junho.

As especulações sobre um corte dos juros na Zona Euro têm aumentado, devido aos sinais de fragilidade da economia na região e à estabilidade da inflação.

O petróleo superou hoje a barreira dos 60 dólares em Nova Iorque depois do Irão, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), ter eleito um presidente que prometeu continuar o programa de energia nuclear do país, o que aumenta a tensão com os EUA.

O West Texas Intermediate (WTI) [cl1] avançava em Nova Iorque 0,94% para os 60,40 dólares e o «brent» [co1] ganhava em Londres 0,93% para os 58,90 dólares.

O euro [eur] subia 0,66% para os 1,2171 dólares, uma tendência que regista pelo segundo dia consecutivo.

Ver comentários
Outras Notícias