Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Michel Barnier defende conta poupança europeia

O comissário europeu do Mercado Interno, Michel Barnier, defende uma caderneta de poupanças a nível comunitário.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 10 de Setembro de 2010 às 14:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
"Vou bater-me por uma conta poupança europeia, que agrege as poupanças dos particulares na Europa, que lhes dê garantias, com o intuito de a orientar para as PME, para os empreendimentos sociais e para a inovação", afirmou esta manhã o comissário, citado pelo "Le Figaro", num colóquio em Paris sobre o futuro da Europa.

Barnier pronunciou-se igualmente a favor de uma mutualização dos orçamentos nacionais em matéria de investigação, como já acontece na agricultura. “Isso representaria 2% do PIB, com um consequente efeito impulsionador para o financiamento da investigação”, afirmou o comissário, citado pelo jornal francês.

As novas pistas de financiamento avançadas pelo comissário europeu inscrevem-se no âmbito do debate sobre o orçamento comunitário de 2014-2020, uma maratona diplomática onde está em jogo, por exemplo, o futuro da Política Agrícola Comum (PAC).

A batalha dos números já começou para o orçamento de 2011. A Comissão Europeia reclama um aumento de 4,9% dos seus recursos. Mas a França, Alemanha e Reino Unido acordaram em conceder apenas 2,9% de aumento, num clima de rigor orçamental generalizado.

“É preciso sabermos o que queremos: termos importância à mesa dos grandes, como a China e os EUA, ou continuarmos a ser uma simples potência regional, os empreiteiros das grandes potências?”, questionou-se Barnier, citado pelo “Le Figaro”.

Ver comentários
Outras Notícias