Orçamento do Estado Miguel Frasquilho: "Que o exemplo da Irlanda nos possa iluminar em Portugal"

Miguel Frasquilho: "Que o exemplo da Irlanda nos possa iluminar em Portugal"

Deputado do PSD responsável pelo Orçamento considera que na Irlanda houve consenso para cortar na despesa. E é por isso que Dublin vai regressar sozinha aos mercados. Assembleia da República começou esta quinta-feira as propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2014.
A carregar o vídeo ...
Bruno Simões 21 de novembro de 2013 às 11:54

“Muito antes de a troika chegar, já a Irlanda cortava a fundo na despesa pública, sobretudo em salários e prestações sociais”, exemplificou Miguel Frasquilho, na abertura do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2014. “O ajustamento irlandês foi, é e será realizado em dois terços no lado da despesa”, descreveu, e para os “cortes draconianos na despesa levados a cabo na Irlanda, superiores aos realizados em Portugal”, muito contribuiu o “pragmatismo e o realismo de toda a sociedade irlandesa”.

 

“Houve um consenso generalizado na sociedade e no espectro político da Irlanda para trilhar o caminho” que agora “culmina com a saída da troika”. “Todos perceberam na Irlanda, mesmo antes da chegada da troika, a correcção que tinham de empreender”, prosseguiu. Frasquilho deixou um desejo. “Que o exemplo da Irlanda nos possa iluminar em Portugal”. “A nossa situação é mais difícil que na Irlanda, mas se não existirem más notícias, é possível que os esforços” dos portugueses “não tenham sido em vão”, antevê.

 

O deputado assumiu que “é o orçamento necessário, imprescindível mesmo” para terminar o programa de ajustamento em Junho de 2014. O caminho para apresentar alterações “era muito estreito, muito mais estreito que em anos anteriores”. Mas o resultado pode ser considerado positivo. “Os cortes começaram em níveis mais elevados do que o que estava previsto” protegendo “os mais desfavorecidos”.

 

Frasquilho mostrou ainda abertura para “apreciar e aceitar” as propostas de alteração da oposição que “não desvirtuam o Orçamento do Estado e o beneficiam”.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI