Política Ministra francesa da Justiça demite-se e é substituída por Jean-Jacques Urvoas

Ministra francesa da Justiça demite-se e é substituída por Jean-Jacques Urvoas

Christiane Taubira deixa o cargo de ministra da Justiça numa altura em que o parlamento se prepara para analisar uma reforma constitucional controversa sobre matérias relacionadas com terrorismo.
Ministra francesa da Justiça demite-se e é substituída por Jean-Jacques Urvoas
REUTERS Jacky Naegelen
Rita Faria 27 de janeiro de 2016 às 10:13

A ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, demitiu-se do cargo esta quarta-feira, 27 de Janeiro, segundo comunicou o gabinete do presidente François Hollande em comunicado.

 

O anúncio da sua demissão surge numa altura em que o parlamento se prepara para analisar uma reforma constitucional controversa que, caso se torne efectiva, permitirá que seja retirada a cidadania francesa, em determinadas circunstâncias, a pessoas condenadas por terrorismo.

 

Taubira, que sempre mostrou reservas em relação a esta reforma, escreveu no Twitter esta manhã que, "por vezes, resistir é ficar, por vezes resistir é partir".

 

O comunicado do gabinete do chefe de Estado francês informa ainda que Christiane Taubira será substituída no cargo por Jean-Jacques Urvoas, considerado mais próximo do primeiro-ministro Manuel Valls e do presidente François Hollande e com uma visão mais em linha com o Governo e a Presidência.

 

Segundo a Reuters, Taubira, nascida na Guiana Francesa em 1952, ganhou protagonismo na sua luta pela aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo em França.

 

Apesar do seu papel nesta mudança – o casamento homossexual em França é legal desde Maio de 2013 – a governante foi muitas vezes acusada de ter uma abordagem mais ligeira em matéria de lei e ordem do que outros no seu governo.

 

Essa postura foi vista como ainda mais problemática depois dos ataques terroristas em Paris no passado dia 13 de Novembro, que levaram países por toda a Europa a reforçar a segurança e o policiamento. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI