Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministra das Finanças: “As garantias para o regresso aos mercados têm de ser dadas pelo País”

Maria Luís Albuquerque reiterou a confiança na nova secretária de Estado do Tesouro, indicando que a principal “tarefa” de Isabel Castelo Branco é a “estratégia de regresso aos mercados”.

Bruno Simão/Negócios
Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 02 de Setembro de 2013 às 17:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

O Presidente da República deu posse esta terça-feira à nova secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco. À saída da cerimónia a nova secretária recusou prestar declarações aos jornalistas. A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi o único membro do Executivo que falou aos jornalistas à saída da tomada de posse da nova secretária de Estado.

 

Maria Luís Albuquerque reiterou a confiança na nova responsável pelo Tesouro, indicando que a principal “tarefa” de Isabel Castelo Branco será a “estratégia de regresso aos mercados”. Quanto a uma data para a emissão de dívida a longo prazo, a responsável pela tutela das Finanças afirmou que “as garantias para o regresso aos mercados têm de ser dadas pelo País no seu conjunto”, reiterando que o regresso “já se iniciou”.

 

Isabel Castelo Branco foi a oitava alteração ao Governo de Passos Coelho e veio substituir Joaquim Pais Jorge, que apresentou a sua demissão há mais de um mês, na sequenciado escândalo dos “swaps”. A nova responsável assumiu assim o cargo antes de Portugal realizar a próxima emissão de dívida, que está agendada para o próximo dia 18.

 

Maria Isabel Castelo Branco terá em mãos a missão de conseguir que Portugal regresse aos mercados, com financiamentos de longo prazo, a menos de um ano de terminar o programa de ajuda financeira a Portugal. O que significa que o País terá de conseguir financiar-se no mercado.

Ver comentários
Saber mais Maria Luís Albuquerque Isabel Castelo Branco Tesouro mercados
Outras Notícias