Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro da Economia: "Sou português e tenho orgulho"

Álvaro Santos Pereira garantiu hoje que a "internacionalização e a exportação são os desígnios da economia nacional". Ministro quer apostar na marca Portugal, e diz que é preciso dizer, com orgulho, que somos portugueses.

Rita Faria afaria@negocios.pt 12 de Janeiro de 2012 às 11:49
  • Partilhar artigo
  • 11
  • ...
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmou hoje que "a exportação e a internacionalização são os principais desígnios da economia nacional".

“Nem tudo vai mal, temos o consumo público a descer, e as exportações têm crescido a um ritmo assinalável, mas ainda exportamos muito pouco”, lamentou Santos Pereira, durante a conferência “Made in Portugal”, promovida pelo Diário de Notícias.

O responsável da Economia acredita que “estamos a entrar no bom caminho”, mas sublinha que “isso não basta”.

É preciso apostar nos produtos portugueses lá fora e aproveitar os mercados com quem Portugal mantêm relações comerciais, em especial os países de língua portuguesa.

“Os nossos mercados-alvo são óbvios: a Europa é o nosso mercado natural, mas a CPLP tem de ser o principal enfoque da economia nacional”. Nesse sentido, Santos Pereira garantiu que “empresas e governo vão reunir-se para encontrar medidas que aumentem a integração económica entre os países da CPLP”.

“Outro mercado é o Magreb. Vou estar em Marrocos e na Argélia para reforçar a presença das empresas portuguesas nesse mercado. Outro é a América do Sul, e o que mais cresce é a China”, afirmou o ministro.

“A marca Portugal passa por afirmar orgulho em ser português. Eu sou português e tenho orgulho”, concluiu.

Ver comentários
Outras Notícias