Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro diz economia mostra sinais «tímidos» mas «consistentes» de retoma

A economia mostra «sinais ainda tímidos, mas são sinais consistentes» de recuperação, disse Carlos Tavares, ministro da Economia lembrando que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) previu o ponto de viragem em Portugal para o

Bárbara Leite 02 de Outubro de 2003 às 18:04

A economia mostra «sinais ainda tímidos, mas são sinais consistentes» de recuperação, disse Carlos Tavares, ministro da Economia lembrando que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) previu o ponto de viragem em Portugal para o terceiro trimestre de 2003.

Em resposta à interpelação do Partido Socialista (PS), Tavares prometeu que «em breve, os portugueses vão começar a sentir os efeitos das nossas políticas e, como esperamos os efeitos de uma viragem na conjuntura internacional».

Nesta medida, o ministro de Economia assegura que «os indicadores avançados já não deixam grandes dúvidas».

Para Tavares, os primeiros sinais do relançamento da economia vai fazer-se pela via do investimento-«a mais saudável»- que gera riqueza e emprego.

Estes sinais dizem respeito ao indicador do investimento que melhorou em Agosto pelo sexto mês consecutivo ou o índice de encomendas que inverteu a descida desde Maio ou o indicador de confiança dos consumidores que teve o seu ponto de viragem em Abril.

Assim, o governante não hesita em valorizar a política, apesar de ter sido criticada, de equilibrar as finanças públicas, porque isso «comprometia o equilíbrio externo e o crescimento futuro» e exibe críticas às políticas da Oposição.

Para Tavares, o PS tem «falta de qualquer discurso credível de alternativa à actual política económica».

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio