Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro Yosano assume pasta das Finanças no Japão

O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, anunciou hoje que o actual ministro da Política Económica e Orçamental, Kaoru Yosano, vai assumir a pasta das Finanças.

Negócios com Lusa 17 de Fevereiro de 2009 às 10:54
  • Partilhar artigo
  • ...
O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, anunciou hoje que o actual ministro da Política Económica e Orçamental, Kaoru Yosano, vai assumir a pasta das Finanças.

"Queria pedir ao ministro Yosano para assumir estas funções", declarou Aso aos jornalistas depois de ter aceite a carta de demissão com efeitos imediatos do até agora ministro das Finanças, Shoichi Nakagawa, suspeito de estar sob o efeito do álcool durante a reunião do G7, no sábado, em Roma.

Yosano, de 70 anos, é partidário ferrenho das políticas de austeridade. Em Setembro último, Yosano foi rival de Aso na corrida para o cargo de primeiro-ministro e para a liderança do partido no poder.

Yosano é o filho mais novo de um casal de poetas célebres do início do século XX, Tekkan e Akiko Yosano.

Nakagawa já tinha anunciado hoje de manhã que se iria demitir, mas tinha indicado que esta só teria efeitos daqui a algumas semanas depois da aprovação do orçamento de Estado para o ano de 2009/2010.

"Pensei que valeria mais para o país que me demitisse. O primeiro-ministro não tentou dissuadir-me", declarou Nakagawa citado pela agência de imprensa.

Conhecido pelo seu gosto imoderado pela bebida, Nakagawa apresentou-se aparentemente em estado de embriaguês durante uma conferência de imprensa depois de uma reunião dos ministros das Finanças e banqueiros centrais do G7 no sábado em Roma.

Nakagawa negou estar embriagado, afirmando que o estado se devia à diferença horária e à excessiva ingestão de medicamentos anti-gripais.

Ver comentários
Outras Notícias