Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministros europeus dos Transportes reúnem-se hoje para discutir levantamento de restrições nos voos

Os ministros dos Transportes da União Europeia reúnem-se hoje por teleconferência para discutir a possibilidade de levantar parcialmente as restrições ao tráfego aéreo e redobrar a oferta de transportes terrestres internacionais.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 19 de Abril de 2010 às 09:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os ministros dos Transportes da União Europeia reúnem-se hoje por teleconferência para discutir a possibilidade de levantar parcialmente as restrições ao tráfego aéreo e redobrar a oferta de transportes terrestres internacionais.

O encontro está a ser precedido por uma fortíssima pressão de diversas transportadoras europeias que, coagidas pela acumulação de prejuízos históricos, alegam que várias rotas podem ser reabertas sem perigo para os passageiros.

Ontem, após voos de teste bem sucedidos realizados por várias operadoras, designadamente pela Lufthansa, pela KLM e pela Air France, a principal associação de companhias aéreas europeias, a AEA, pediu uma “reavaliação imediata” das restrições ao tráfego aéreo que, desde o início da erupção do vulcão na Islândia, na quarta-feira, obrigou ao cancelamento de milhares de voos, deixando quase sete milhões de passageiros em terra, com as companhias a enfrentarem custos colossais, que já terão ultrapassado em muito os que resultaram das restrições de voo impostas após os atentados de 11 de Setembro de 2001.

As estimativas, citadas pela agência Bloomberg, apontam para que neste momento estejam encerrados mais de 300 aeroportos, com as companhias a cifrarem em 230 milhões de euros diários os prejuízos da paralisação.

Ainda assim, a expectativa é que cerca de metade dos voos programados nos países da União Europeia possam hoje ser efectuados. Mas a nuvem de cinzas, embora esteja a diminuir, está já a chegar ao espaço aéreo do Canadá.

As autoridades de controlo aéreo britânicas anunciaram hoje, por seu turno, a decisão de prolongar até "pelo menos" a 01:00 de terça feira (mesma hora em Lisboa) o encerramento do espaço aéreo do Reino Unido. Também os responsáveis italianos anunciaram hoje em Roma que o espaço aéreo do norte de Itália voltou a ser encerrado às 09:00 locais (08:00 em Lisboa), depois de recebidos os últimos boletins meteorológicos sobre a evolução da nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão no glaciar Eyjafjallajokull, no Sul da Islândia.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias