Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moçambique aumenta capital social mínimo e rácio de solvabilidade exigidos aos bancos

O Banco de Moçambique vai aumentar o valor do capital social mínimo e o rácio de solvabilidade dos bancos num prazo de três anos, anunciou a instituição.

Mike Hutchings/Reuters
Lusa 10 de Abril de 2017 às 23:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O capital social mínimo exigido vai subir de 70 milhões de meticais (cerca de um milhão de euros) para 1,7 milhões de meticais (mais de 24 milhões de euros) e o rácio de solvabilidade de 8% para 12%.

 

De acordo com o governador do banco central moçambicano, Rogério Zandamela, a medida enquadra-se no esforço do Governo para garantir a "solidez das instituições financeiras e está em linha com as boas práticas internacionais e regionais".

 

Aquele responsável falava durante uma conferência de imprensa do Comité de Política Monetária. "Estas são normas prudenciais e é para serem implementadas num máximo de três anos", referiu o governador do Banco de Moçambique, explicando que "o Comité Central de Política Monetária de Moçambique mantém-se vigilante e a acompanhar os riscos da conjuntura doméstica".

 

A decisão do Banco de Moçambique surge meses depois de circularem rumores de que haveria bancos comerciais com rácios de solvabilidade abaixo dos 8% exigidos.

 

Em Novembro do último ano, ainda antes de surgirem os rumores, o Banco de Moçambique determinou a dissolução e liquidação do Nosso Banco, detido pelo Instituto Nacional de Segurança Social, e que apresentava uma "situação inviável", tendo sido accionado o Fundo de Garantia de Depósitos.

 

Antes de liquidar o Nosso Banco, o banco central moçambicano suspendeu, em Setembro, o conselho de administração e a comissão executiva do Moza Banco - do qual o português Novo Banco detém 49% -, para "proteger os interesses dos depositantes" e está a preparar a instituição para venda.

 

Na altura, o Banco de Moçambique assegurou que o sistema bancário mantinha um rácio de solvabilidade em termos médios superior a 14%.

 

Ver comentários
Saber mais Comité Central de Política Monetária de Moçambique Rogério Zandamela Moza Banco Banco de Moçambique Instituto Nacional de Segurança Social Fundo de Garantia de Depósitos Novo Banco
Outras Notícias