Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Monti acaba com centenas de leis para combater burocracia em Itália

Primeiro-ministro italiano apresenta hoje o terceiro pacote desde que assumiu o comando do Governo.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 27 de Janeiro de 2012 às 13:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
O Governo italiano deverá aprovar hoje um decreto-lei para reduzir a burocracia em Itália e aumentar a produtividade da economia, naquele que é o terceiro pacote legislativo que Monti apresenta desde que assumiu as funções de primeiro-ministro a 16 de Novembro.

De acordo com a Bloomberg, esta iniciativa, que será aprovada no Conselho de Ministros de hoje, vai eliminar centenas de leis e simplificar as regras de regulam as empresas e a criação de novas companhias.

Em Dezembro Monti tinha aprovado medidas para cortar despesa e aumentar receita em 20 mil milhões de euros. Na semana passada aprovou um segundo plano para aumentar a concorrência e a competitividade na quarta maior economia da Europa.

Além destes três pacotes, o Governo está também em negociações com patrões e sindicatos, com vista a alterar as leis do trabalho do país, classificadas de rígidas.

Um acordo nesta matéria deverá ser atingido no espaço de um mês, pelo que Monti deverá em breve cumprir as alterações prometidas nos quatro pilares a que se propôs: Orçamento, Concorrência, Burocracia e Mercado de Trabalho.

“Sem dúvida” que a lei para diminuir a burocracia “vai facilitar o funcionamento mais ligeiro de uma série de procedimentos actualmente muito pesados”, afirmou à Bloomberg Silvio Peruzzo, economista do Royal Bank of Scotland.

Ver comentários
Saber mais Itália Monti
Outras Notícias