Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s alerta que novo Governo pode ter implicações negativas no rating de Espanha

A agência de notação financeira acredita que o Executivo de Rajoy não terá apoio suficiente para implementar as reformas económicas de que Espanha necessita.

29º Mariano Rajoy, 211 notícias - O chefe do Governo espanhol precisou de vencer três eleições para renovar o cargo em Outubro
Reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 07 de Novembro de 2016 às 14:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Moody’s alertou esta segunda-feira, 7 de Novembro, para o facto de o novo Governo minoritário de Espanha poder ter implicações negativas para o rating do país, a quarta maior economia da Zona Euro.

 

Segundo a agência noticiosa, o novo Executivo liderado por Mariano Rajoy, que tomou posse no passado dia 4 de Novembro, terá dificuldades em implementar as grandes reformas económicas de que Espanha precisa para reduzir o défice orçamental, e deverá falhar os objectivos impostos pela UE.

 

O Governo do Partido Popular "terá dificuldades em obter apoio legislativo ou popular suficiente para implementar o tipo de programa de reforma abrangente que os observadores internacionais identificaram como essencial para resolver a debilidade orçamental de Espanha e melhorar o potencial de crescimento da economia a longo prazo", concretizou a Moody’s numa advertência que não constitui uma revisão da nota de Espanha, citada pelo Financial Times.

 

A agência de rating sublinha ainda que o plano orçamental para 2017 será o "primeiro teste chave" do novo Governo.

 

A tomada de posse de Rajoy, no início deste mês, pôs fim a 320 dias em que Espanha esteve com um executivo em funções com poderes limitados.

 

O novo Governo é apoiado apenas pelo Partido Popular (PP, direita) que no Congresso de Deputados tem 137 deputados num total de 350.

Em Junho, o PP teve 33% dos votos, seguido pelo PSOE com 22,7% e 85 deputados, Unidos Podemos (extrema-esquerda) com 21,1% e 71 deputados e Cidadãos (centro) com 13% e 32 deputados.

Ver comentários
Saber mais Espanha Moody's rating Mariano Rajoy PP
Outras Notícias