Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s corta rating de Espanha em três níveis para Baa3

A agência de notação financeira diz que o resgate à banca espanhola vai aumentar o nível de endividamento do país.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 13 de Junho de 2012 às 22:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
A Moody´s cortou esta noite o rating da dívida espanhola de A3 para Baa3.

Há três factores que levaram a agência a tomar esta decisão. Em primeiro lugar, a ajuda europeia à banca espanhola e o impacto que esta pode ter no nível de endividamento do país, "que subiu de forma dramática desde o início da crise".

Em segundo lugar, a Moody’s destaca que Espanha está a ter dificuldades em aceder aos mercados de dívida. E por último, a debilidade da economia espanhola.

A Moody´s baixou o outlook para negativo, o que deixa em aberto a possibilidade de novos cortes de rating. A agência cortou ainda em três níveis o rating do Fundo Espanhol de Recapitalização da Banca (FROB) de A3 para Baa3.

A S&P também já reagiu ao pedido de resgate de Espanha mas, ao contrário da Moody's, optou por manter o rating do país inalterado.

Antes de ser conhecida a ajuda à banca espanhola, no valor de 100 mil milhões de euros, a Fitch tinha já cortado o rating da dívida espanhola em três níveis. A mesma agência cortou esta semana o rating de 18 bancos espanhóis.

Recorde-se que no passado sábado o Eurogrupo aceitou o pedido de ajuda do governo espanhol para recapitalizar o sector bancário. Foi acordado um montante de 100 mil milhões de euros mas as condições desta ajuda só deverão ser definidas na próxima reunião do Eurogrupo agendada para 21 de Junho.

Os fundos europeus serão canalizados através do Fundo Espanhol de Recapitalização da Banca (FROB). Este "actuará como agente intermediário do governo e será o receptor dos fundos" externos, explicou o ministro das Finanças espanhol Luis de Guindos.

A Moody's irá rever o rating da dívida espanhola assim que forem conhecidos os resultados da auditoria externa à banca do país, os detalhes sobre o plano de ajuda europeia e o plano de recapitalização da banca.

A agência refere ainda que o rating de Espanha - e dos restantes países da Zona Euro - pode ser novamente reduzido se a situação na Grécia se agravar.

O corte realizado hoje pela Moody's para Baa3 deixa o rating de Espanha a apenas um nível de lixo. A S&P atribui à dívida espanhola um rating de BBB+, três níveis acima de lixo, e a Fitch um rating de BBB, dois níveis acima de lixo.

(Notícia actualizada às 22h46)
Ver comentários
Outras Notícias