Política Morreu Avelino Ferreira Torres aos 74 anos

Morreu Avelino Ferreira Torres aos 74 anos

Antigo presidente da câmara de Marco de Canaveses estava internado no Hospital do Padre Américo, em Penafiel.
Morreu Avelino Ferreira Torres aos 74 anos
Ricardo Pereira
Correio da Manhã 08 de outubro de 2019 às 21:18

O antigo presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, morreu esta terça-feira no Hospital do Padre Américo, em Penafiel, onde se encontrava internado.

Ferreira Torres, que foi autarca eleito pelo CDS entre 1983 e 2005, tinha 74 anos.

Figura histórica do poder local, a vida de Avelino foi igualmente marcada por várias polémicas, originadas quase sempre na sua personalidade intempestiva.

 

Em 2004, quando ainda era autarca de Marco de Canaveses, foi mesmo condenado em tribunal pela prática de peculato. Foi condenado a três anos de cadeia com pena suspensa que viria a ser reduzida dois anos mais tarde pelo tribunal da Relação.

 

Ferreira Torres foi também arguido no processo Apito Dourado, do qual foi absolvido das acusações nomeadamente de peculato e abuso de poder.

Quando deixou a Câmara de Marco de Canaveses causou polémica e surpresa ao aceitar o convite da TVI para ser participante no reality show Quinta das Celebridades.

Populista e religioso

 

Apesar das polémicas, Avelino foi igualmente um autarca sempre próximo dos seus eleitores e terá sido um dos primeiros políticos a que agora poderíamos chamar de "populista".

 

Religioso assumido, foi ainda durante o seu mandato que Marco de Canaveses inaugurou a emblemática igreja desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e que é um dos ex-libris da localidade.

"Rezo todos os dias o terço e ao sábado o rosário, que demora mais de uma hora", contou à revista Sábado. "Para fazer as minhas orações e os meus pedidos não preciso de ir à igreja", disse então.


(notícia atualizada às 21:59)




Marketing Automation certified by E-GOI