Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mota Soares: "É muito importante que exista na UE um caso de sucesso"

O ministro da Solidariedade e Segurança Social mostrou-se hoje confiante na avaliação que a troika conduz neste momento sobre o programa de resgate, realçando a importância de haver na União Europeia (UE) um caso de sucesso no género.

Negócios negocios@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 15:23
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
"Neste momento a avaliação está a decorrer. O Governo está a tomar um conjunto de medidas que asseguram o cumprimento do memorando. É muito importante que exista dentro da UE um caso de sucesso, um país que mesmo com um programa de austeridade consegue cumprir escrupulosamente os compromissos do Estado português, mantendo sempre na curta margem de manobra que tem uma consciência social", disse o governante em Bruxelas.

"Portugal é disso exemplo. Vamos aguardar agora por esta avaliação", reiterou Pedro Mota Soares, que falava aos jornalistas após uma reunião no Comité Económico e Social Europeu.

A missão conjunta do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu iniciou na quarta-feira a terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal.

Os técnicos liderados por Poul Thomsen (FMI), Jürgen Kröger (CE) e Rasmus Rüffer (BCE) deverão permanecer em território nacional, a avaliar as metas do programa português, durante cerca de duas semanas, para decidir se recomendam ou não o desembolso da quarta tranche do empréstimo a Portugal.

Portugal recebeu até ao mês passado quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, mais de metade do valor total acordado com as instituições em Maio do ano passado.

Ver comentários
Saber mais troika Mota Soares UE sucesso importante
Outras Notícias