Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Não percebo como "um jogo Odivelas-Oriental vai pagar 23% e um concerto da Madonna 13%"

Fernando Gomes criticou hoje o aumento do IVA nas actividades desportivas, mas garantiu que "não há capacidade para lutar contra". Sucessor de Madaíl defende que futebol contribuiu para imagem positiva de Portugal lá fora.

Rita Faria afaria@negocios.pt 12 de Janeiro de 2012 às 14:04
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
“O futebol tem passado uma imagem de saber e de qualidade dos portugueses. Os clubes portugueses têm conseguido conquistar títulos internacionais e contribuir de forma positiva para a balança comercial portuguesa”, disse Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), durante a conferência “Made in Portugal”, promovida pelo “Diário de Notícias”.

“Temos de reconhecer que o exemplo do futebol tem de ser seguido no que tem de melhor”, acrescentou.

O sucessor de Gilberto Madaíl criticou ainda o aumento do IVA nas actividades desportivas mas garantiu que não há capacidade de lutar contra isso.

“ Não temos capacidade para lutar contra o aumento do IVA. Num jogo entre o Odivelas e o Oriental o bilhete paga 23% de IVA, mas num concerto da Madonna vai continuar a pagar a taxa de 13%”, criticou o responsável.

Para Fernando Gomes, o futebol contribuiu para melhorar a imagem de Portugal lá fora, sendo mesmo um sector de destaque no panorama nacional. “Em 2003, o futebol exportou os direitos de cerca de 20 atletas. Em 2010, foram 137. O que quer dizer que as exportações cresceram 600%”, referiu.

“A liga portuguesa foi considerada a 4ª liga mundial, à frente da Alemanha e da Itália. Quantos sectores em Portugal conseguem isso? Mourinho, Villas-Boas e Domingos estão entre os melhores do mundo. Quantos sectores têm três altos quadros em Portugal?”, exemplificou Fernando Gomes.

Para o presidente da FPF “o grande desafio é conseguir capitalizar a enorme vantagem que esta imagem tem a nível internacional, para contribuir para a elevação da imagem de Portugal”.
Ver comentários
Saber mais impostos IVA Fernando Gomes FPF Madonna
Outras Notícias