Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nome de Durão Barroso deve ser avançado em Bruxelas na terça-feira

Bertie Ahern, primeiro-ministro da Irlanda, país que actualmente preside ao Conselho da União Europeia, deverá apresentar na cimeira extraordinária marcada para a próxima terça-feira, o nome de Durão Barroso como substituto a Romano Prodi à frente da Comi

Negócios negocios@negocios.pt 25 de Junho de 2004 às 20:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Bertie Ahern, primeiro-ministro da Irlanda, país que actualmente preside ao Conselho da União Europeia, deverá apresentar na cimeira extraordinária marcada para a próxima terça-feira, o nome de Durão Barroso como substituto a Romano Prodi à frente da Comissão Europeia.

Durão Barroso deverá ser formalmente aceite pelos representantes dos governos dos restantes Estados-membros da União Europeia antes que o Parlamento Europeu ratifique tal vontade e o nomeie presidente da Comissão Europeia.

A cimeira extraordinária da UE tinha já sido anteriormente marcada e estava condicionada pela próxima reunião da NATO, marcada para 28 e 29 (segunda e terça-feira próximas), em Istambul. Terá sido a proximidade da data da sua realização que terá acelerado o convite a Durão Barroso e pressionado o primeiro-ministro português a tomar uma decisão.

O primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero e do presidente da República francesa, Jacques Chirac, terão sido os dois últimos a dar o seu aval ao nome de Durão Barroso.

Mais lidas
Outras Notícias