Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nouriel Roubini: Os investidores estão iludidos? Ou serão capazes de antecipar os riscos que se avizinham?

Nouriel Roubini considera que os "riscos económicos, financeiros e geopolíticos mundiais estão a mudar". Se alguns têm agora uma menor probabilidade de acontecer, outros tornaram-se mais prováveis e importantes. Conheça os seis (novos) riscos identificados pelo economista.

Negócios 23 de Abril de 2014 às 09:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Nouriel Roubini identifica no artigo de opinião "The Changing Face of Global Risk", publicado no Negócios, seis novos riscos "prováveis e importantes" que a economia mundial enfrenta actualmente. Entre eles, a possibilidade de uma "aterragem brusca" da economia chinesa e o agravamento das crises que se vivem em alguns mercados emergentes.

 

O economista considera também que existe "o sério risco de que o actual conflito na Ucrânia leve a uma segunda Guerra Fria", com "imensas" consequências económicas.

 

"Até agora, e apesar destes novos riscos, os mercados financeiros têm-se mantido optimistas. (…) Os investidores podem estar certos ao acreditar que estes riscos não se vão materializar na sua forma mais severa ou que as políticas monetárias e a recuperação económica vão conter esses riscos. Mas os investidores podem estar a iludir-se ao acharem que a probabilidade destes riscos acontecer é baixa – e terem uma surpresa desagradável quando um ou mais destes riscos se materializarem", escreve Nouriel Roubini. 

 

"De facto, como aconteceu na crise financeira global, os investidores foram incapazes de estimar, valorizar e protegerem-se contra os riscos. Apenas o tempo dirá se a sua actual despreocupação constitui outra falha de avaliação e a preparação para eventos extremos", alerta o economista.

 

Leia aqui o artigo de opinião de Nouriel Roubini na íntegra 

Ver comentários
Saber mais Nouriel Roubini
Outras Notícias