Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novas encomendas à indústria sobem em Outubro

As novas encomendas feitas às empresas industriais aumentaram 5,6% no trimestre até Outubro, face ao mesmo período do ano passado, com as subidas de 4,5% no mercado nacional e de 7,3% do mercado externo, divulga em comunicado o Instituto Nacional de Estat

Paulo Moutinho 07 de Dezembro de 2005 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As novas encomendas feitas às empresas industriais aumentaram 5,6% no trimestre até Outubro, face ao mesmo período do ano passado, com as subidas de 4,5% no mercado nacional e de 7,3% do mercado externo, divulga em comunicado o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As novas encomendas recebidas na indústria apresentaram uma variação de 5,6% no trimestre terminado no mês de Outubro, face ao período homólogo, o que representa uma subida de 4,4 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior.

Os agrupamentos de Bens Intermédios e dos Bens de Investimento contribuíram com 4,8 p.p. e 2,1 p.p. para a subida do índice, ao avançarem 10,4% e 8%, respectivamente. A subida destes dois agrupamentos compensou a descida de 5% dos Bens de Consumo, contribuindo negativamente com 1,4 pontos percentuais.

As encomendas provenientes do mercado nacional subiram 4,5% no trimestre terminado no mês de Outubro, face ao mesmo período do ano passado, com um avanço de 7,4 pontos em relação ao mês anterior. Os Bens Intermédios apresentaram uma variação homóloga de 18,8%, contribuindo com 7,4 p.p. para a subida do índice, apesar da queda de 4,1% dos Bens de Consumo e de 4,5% dos Bens de Investimento.

As novas encomendas feitas às empresas industriais pelo mercado externo cresceram 7,3%, uma desaceleração de 0,03 pontos percentuais face ao mês anterior, impulsionadas pela variação homóloga de 29,2% dos Bens de Investimento, contribuindo positivamente com 7,1 p.p. para o índice. Os Bens de Consumo foi o único agrupamento a apresentar uma variação negativa.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias