Política Novo Banco empresta 2 milhões ao PS

Novo Banco empresta 2 milhões ao PS

Segundo a Sábado, o Partido Socialista hipotecou quase três dezenas de imóveis para garantir parte do empréstimo. O crédito foi concedido há duas semanas.
Novo Banco empresta 2 milhões ao PS
Vladimir Rodas/Negócios
Negócios 13 de dezembro de 2017 às 19:14

O Partido Socialista pediu emprestados 2 milhões de euros ao Novo Banco para liquidar um crédito e para apoio à tesouraria, em dois contratos de financiamento que têm como garantia a hipoteca sobre 27 imóveis.


A notícia é avançada pela Sábado, que cita documentos a que teve acesso e refere que o valor dos imóveis hipotecados (1,1 milhões de euros) cobre só parte do valor emprestado (55%).

O contrato de financiamento de 1,5 milhões será usado para "liquidação de responsabilidades de apoio à tesouraria" e o outro, no valor de 500 mil euros, para reforçar o montante emprestado.

O empréstimo foi contraído a 30 de Novembro, num contrato assinado por Luís Patrão, antigo membro do secretariado nacional socialista, e Hugo Bento Pereira, procuradores pelo PS.

O crédito tem 10 anos para ser pago, com uma taxa indexada à Euribor a 12 meses mais um "spread" de três pontos. 

O PS tem atravessado problemas na sua situação financeira. No ano passado, o partido anunciou a redução do passivo em 942 mil euros e o aumento de 255 mil euros de capitais próprios, mas reconhecia que o cenário económico-financeiro era "preocupante".

O partido contava chegar ao final deste ano com apenas seis planos de liquidação (dos 33 inicialmente existentes) por liquidar integralmente.