A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo aeroporto fora do QREN por atraso e falta de verbas

O novo aeroporto de Lisboa (NAL) dificilmente terá acesso a fundos do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) 2007-2013, devido ao atraso neste processo e ao esgotamento das verbas em projectos como o da Alta Velocidade.

Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Segundo adiantou ao Negócios fonte do Observatório do QREN, os montantes, inseridos no eixo da conectividade internacional, de mais de mil milhões de euros, já deverão estar praticamente alocados ao projecto da Alta Velocidade, ainda que esta alteração tenha que ser aprovada pela Comissão Europeia (CE).

A mesma fonte adiantou que estes montantes estavam alocados a três projectos: a Alta Velocidade, o aeroporto e o eixo ferroviário Évora-Badajoz. E que terão que ser aplicados nesses projectos. No entanto, como o aeroporto continua sem datas precisas e os projectos têm que estar concluídos e financiados antes de 31 de Dezembro de 2015, o mais provável é o projecto (que dificilmente será inaugurado em 2017 como estava previsto) não ter direito a fundos do QREN para a fase de construção. Recorde-se que o montante em causa para este projecto era de cerca de 170 milhões de euros. Para a Alta Velocidade estavam previstos, no total, 955 milhões.

logo_empresas



Ver comentários
Outras Notícias