Impostos Nuno Barroso reeleito para liderar sindicato dos inspectores do Fisco

Nuno Barroso reeleito para liderar sindicato dos inspectores do Fisco

Inspecção pede uma reformulação da estrutura da Autoridade Tributária e insiste na revisão de carreiras e no reforço de recursos humanos. Nuno Barroso foi escolhido por 95,5% dos votos.
Filomena Lança 03 de dezembro de 2015 às 11:10

O inspector tributário Nuno Barroso foi eleito esta quarta-feira, 2 de Dezembro, para mais um mandato como presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira (APIT) para o quadriénio 2016-2019, revela a associação em comunicado.

 

Nuno Barroso, 42 anos, foi eleito por 95,9% dos votos. Funcionário da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desde 1995 é mestre em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial pela Universidade do Minho e pela Universidade de Vigo e trabalha como inspector tributário na direcção de Finanças do Porto.

 

Para a direcção que agora vai tomar posse, a AT enfrenta, nos próximos tempos, "desafios de enorme complexidade" e, desde logo, uma "necessária reformulação da sua estrutura funcional, que promova cada vez mais a eficácia e a eficiência".

 

Por outro lado, e à semelhança do que vem acontecendo já há algum tempo, os inspectores tributários insistem na necessidade de uma "urgente revisão das carreiras", que seja "orientadora do exercício das suas funções", bem como no reforço dos recursos humanos, "com especial e urgente ênfase na área aduaneira" e das condições "materiais" de trabalho.

 

Entre as reivindicação da APIT, à semelhança do que acontece com a generalidade das associações sindicais, contam-se também o fim dos cortes salariais da função pública já a partir de Janeiro de 2016, a reposição das 35 horas semanais de horário de trabalho, a eliminação da sobretaxa de IRS já no ano que vem e a eliminação do processo de requalificação na função pública.

 

Por outro lado, refere a APIT em comunicado, deverão ser descongeladas as promoções, progressões e procedimentos concursais. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI