Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nuno Crato: “O acordo alcançado [sobre a prova de avaliação] é o justo”

Ministro da Educação confirmou esta tarde que os professores com cinco ou mais anos de serviço ficam isentos da prova de avaliação de conhecimentos.

Migeul Baltazar/Negócios
Marlene Carriço marlenecarrico@negocios.pt 02 de Dezembro de 2013 às 19:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

Nuno Crato acredita que o acordo alcançado com a UGT, que permitiu isentar os docentes contratados com cinco ou mais anos de serviço da prova de avaliação de conhecimentos para os docentes contratados, é “o justo”.

 

“Estamos convictos que o acordo alcançado é o justo e compreendido pela generalidade dos professores”, repetiu o ministro da Educação, em conferência de imprensa, ao final da tarde, frisando porém a importância da realização desta prova como instrumento para a “dignificação e melhoria da função docente”.

 

Crato sublinhou ainda a abertura em ambos os lados da mesa de negociações e lembrou o Provedor de Justiça, que, no final da semana passada, pediu ao ministro que ponderasse dispensar da prova de avaliação os docentes mais experientes, que há vários anos satisfazem necessidades permanentes nas escolas.

 

Em contrapartida, a UGT comprometeu-se a desconvocar a greve marcada para o dia da prova – 18 de Dezembro – e todas as acções de protesto agendadas até lá. 

 

Em breve, o Ministério da Educação publicitará as condições de reembolso dos professores já inscritos. A inscrição na prova terminava esta segunda-feira às 18 horas, depois do prazo ter sido estendido, e os professores tiveram de pagar 20 euros.

 

Questionado sobre quantos professores ficam assim dispensados desta prova, Crato disse não ter esse dado. Até quinta-feira da semana passada (prazo final inicial de inscrição) tinham-se inscrito 37 mil docentes. De lembrar ainda que estavam já dispensados desta prova os docentes contratados que obtiveram colocação este ano lectivo.

Ver comentários
Saber mais educação professores Fenprof Crato prova conhecimentos escolas
Mais lidas
Outras Notícias