Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: A sobretaxa, a campanha, a economia dos EUA e o negócio de Sousa Cintra

A campanha eleitoral continua a ser marcada pela actualidade económica, sendo que é agora a execução orçamental que centra atenções. Na economia há boas notícias nos EUA e também em Portugal. Na Volkswagen a crise continua.

Bloomberg
Negócios 25 de Setembro de 2015 às 20:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Devolução de sobretaxa nos 35%. Nos primeiros oito meses do ano o Estado português registou um défice de 3.957,2 milhões de euros, o que traduz uma melhoria de 667 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado. Para este resultado contribuiu o aumento das receitas fiscais, o que permite aumentar a expectativa de devolução de sobretaxa. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças, como as receitas de IVA e IRS estão a crescer 4,7%, no próximo ano será possível devolver 35,3% da sobretaxa de IRS através de um crédito fiscal. Isto se o ritmo de aumento da cobrança de impostos se mantiver.  

 

Passos recusa eleitoralismo. Têm sido os indicadores económicos a marcar o ritmo da campanha. Se a evolução do défice dominou o debate nos últimos dias, a execução orçamental de Agosto promete centrar as atenções nos próprios dias. Passos Coelho rejeitou qualquer eleitoralismo neste anúncio, defendendo que se trata do cumprimento dos objectivos do Orçamento do Estado para 2015. A Ministra das Finanças diz acreditar que o ritmo da arrecadação de impostos "continue a ser positivo e possa até melhorar".

 

Volkswagen tem novo CEO. No escândalo da Volkswagen hoje foi dia de saber quem é o novo CEO da companhia automóvel alemã. Tal como a imprensa internacional já tinha avançado, Matthias Müller, actual CEO da Porsche, foi o escolhido para substituir Martin Winterkorn. Soube-se hoje que a Alemanha tem 2,8 milhões de carros do grupo Volkswagen com emissões falseadas e que o esquema de manipulação na construtora automóvel era controlado a partir da Alemanha.

 

Privée dissolvido em Portugal. O Banco de Portugal decidiu retirar a autorização da sucursal do Banque Privée Espírito Santo. Com o banco do Grupo Espírito Santo em insolvência na Suíça, o regulador determinou que também a sucursal em Portugal será dissolvida. A decisão foi tomada porque, diz a autoridade sob o comando de Carlos Costa, estão "resolvidos os problemas fundamentais da instituição" e encontram-se, "em larga medida, salvaguardados os interesses dos clientes da sucursal em Portugal.

Preço e venda das casas em alta. O sector imobiliário em Portugal continua a dar sinais de retoma, com os preços a recuperarem das quedas sofridas durante a crise. Os dados do INE mostram que os preços cresceram 2,9% no segundo trimestre face ao mesmo período do ano passado (maior crescimento trimestral desde 2009) e 3,7% face aos primeiros três meses do ano. Mais significativo ainda é o aumento das vendas de casas, com o crescimento a situar-se em 24,8%.

Economia dos EUA acelera e Yellen anima bolsas. A maior economia do mundo continua a acelerar, tendo surpreendido pela positiva no segundo trimestre, já que o PIB cresceu 3,9% neste período, superando as estimativas dos economistas (3,7%) e o desempenho verificado nos primeiros três meses do ano (0,6%). A forte aceleração da economia norte-americana dá assim mais força para a Reserva Federal subir os juros ainda este ano. Um cenário que a presidente da instituição, Janet Yellen, já tinha admitido na véspera. O que motivou um dia de ganhos nas bolsas mundiais.

Cintra no Algarve. A Portfuel - Petróleos de Portugal assinou um acordo com a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) que permitirá à empresa liderada por Sousa Cintra  iniciar a prospecção de petróleo no Algarve. A pesquisa vai ter lugar em terra (onshore) nas áreas denominadas "Aljezur" e "Tavira". O antigo presidente do Sporting não será o único neste negócio na região. Várias empresas, como a Repsol e a Partex, têm permissão por parte do Governo para pesquisar por petróleo e gás natural no Algarve, mas no offshore, isto é, no mar.

 

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho Orçamento do Estado Ministra das Finanças Volkswagen Matthias Müller Martin Winterkorn Porsche Alemanha
Outras Notícias