Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: os mais ricos de Portugal, as pobres contas dos clubes, a Uber e os Rolling Stones

O homem mais rico de Portugal é Américo Amorim. Mas qual aumentou mais a fortuna? Nomeação de João Soares para o CCB esteve debaixo de fogo. Foi também o dia em que um ministro sentenciou que a Uber é ilegal.

Negócios jng@negocios.pt 01 de Março de 2016 às 20:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

E o homem que mais enriqueceu em Portugal foi… É uma espécie de Óscares dos milionários. A lista dos mais riscos do mundo foi divulgada esta terça-feira pela Forbes, e é encabeçada por Bill Gates, com uma fortuna avaliada em 68,8 mil milhões de euros, ao câmbio actual. Em segundo lugar está o dono do império Inditex, o espanhol Amancio Ortega (61,4 mil milhões de euros) e em terceiro Warren Buffett (55,7 mil milhões de euros). O primeiro português, Américo Amorim, surge na 369.ª posição. O "rei da cortiça", como lhe chama a revista, tem um património de 3,8 mil milhões de euros ao câmbio actual). Mas o que mais enriqueceu foi Alexandre Soares dos Santos. O maior accionista da Jerónimo Martins subiu 200 posições na lista, passando da 1.054ª para 854ª posição, com uma fortuna avaliada em 2,1 mil milhões de dólares. Já Belmiro de Azevedo, "dono" da concorrente Sonae, caiu alguns lugares para a 1.121ª posição, com 1,46 mil milhões de euros.

 

Quem ganha o campeonato das contas dos clubes? As SAD do Benfica, Sporting e FC Porto publicaram as contas do primeiro semestre fiscal, que vai de Junho a Dezembro. No último lugar do pódio fica o clube de Alvalade, que registou um prejuízo de 18,1 milhões de euros naqueles seis meses, com o exercício a ser penalizado pelo pagamento de 14,24 milhões à Doyen, depois de o clube ter perdido em tribunal o processo relativo à transferência de Marcos Rojo. Em segundo vem o FC Porto, com um resultado líquido negativo de 17,62 milhões de euros, um agravamento face aos 8,44 milhões reportados no período homólogo de 2014. O Benfica foi o único a conseguir lucros, 5,03 milhões de euros, menos 62% do que no mesmo período do ano anterior. Os piores resultados operacionais voltam a ser do Sporting (-15,8 milhões), seguindo-se o Porto (-9,55), com o clube da Luz em terreno positivo (13,55). O Benfica tem de longe o maior passivo (429,39 milhões), mas o Sporting é o único com capitais próprios negativos (-11.20 milhões).

 

Circuitos financeiros de Sócrates revelados em Diário da República. O Tribunal Constitucional (TC) voltou a rejeitar um recurso da defesa do ex-primeiro-ministro, que alegara que a instrução do processo "Operação Marquês" violara a lei fundamental. É a segunda vez no espaço de seis meses que os advogados de José Sócrates perdem um recurso na mais alta instância da Justiça e o ex-primeiro ministro tem agora que pagar perto de cinco mil euros em custas. Este novo acórdão é acompanhado da divulgação de detalhes muito concretos da acusação – quase 20 páginas, como as contas na Suíça, no BESI, os circuitos financeiros, as ligações a Carlos Silva, a compra da casa de Paris, as verbas transportadas pelo motorista ou ainda as suspeitas de tráfico de influências à escala internacional – que passam agora a estar no domínio público em virtude da sua publicação em Diário da República.

 

Nomeação de João Soares para o CCB debaixo de fogo. Foi o caso que mereceu o destaque político esta terça-feira: depois de ter avisado que queria a sua demissão, e sem ter recebido qualquer pedido, João Soares avançou para a exoneração de António Lamas da presidência do Centro Cultural de Belém. E já há sucessor: Elísio Summavielle, antigo secretário de Estado de um Governo PS. O PSD começou o ataque: "Esta atitude de ‘donos disto tudo’ é um comportamento que nos causa alguma estupefacção", atirou o social-democrata Sérgio Azevedo. Gabriela Canavilhas, do Partido Socialista, recusou uma lição de moral do PSD: "o Partido Socialista rejeita, enfaticamente, qualquer acusação de tentativa de controlo da máquina do Estado", afirmou a deputada. O Bloco pediu um concurso internacional para a nomeação.

 

Ministério Público instaura inquérito a Orlando Figueira. Da "Operação Marquês" para um dos protagonistas da operação "Fizz", o procurador Orlando Figueira, em licença sem vencimento desde 2012. Por proposta de Joana Marques Vidal, aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior do Ministério Público, vai ser realizado um inquérito para apurar se há factos, anteriores à licença, que justifiquem um processo disciplinar ao procurador que está a ser investigado por corrupção. Este procedimento será autónomo da investigação "Fizz" em que Orlando Figueira foi constituído pela prática de crimes de corrupção no arquivamento de processos envolvendo, entre outros, o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente.

 

O potencial buraco no Orçamento do Estado. O Conselho de Finanças Públicas divulgou hoje uma nova avaliação ao Orçamento do Estado e continua a considerar que o documento contém "riscos importantes", com o Governo a revelar pouca prudência na previsão tanto do lado da receita, como da despesa. Cálculos da equipa de Teodora Cardoso apontam para o risco de um buraco na receita com impostos indirectos de quase 600 milhões de euros (perto de 0,3 pontos de PIB). 

 

"Uber é ilegal", diz ministro. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou esta terça-feira, 1 de Março, no Parlamento, que "é evidente que a Uber é ilegal", lembrando que quem o diz "é uma decisão de um tribunal, que o deixou escrito". Ainda que não exista ainda uma decisão final, já que a Uber recorreu. Para o responsável, uma das coisas a fazer é "reforçar aquilo que são os mecanismos de controlo e fiscalização" em relação à situação desta empresa. "Não há aqui nenhum libelo contra a tecnologia", garantiu Matos Fernandes, lembrando, todavia, que "a lei é clara quando diz que o transporte de passageiros só pode ser feito por operadores de transportes" e "a Uber não é um operador de transportes".

 

Passos à espera do divórcio à esquerda. O líder do PSD apresentou hoje a moção com que vai concorrer a novo mandato à frente do partido. Pedro Passos Coelho  garante que não provocará crises artificiais e não andará recorrentemente a pedir eleições. Mas quando o namoro à esquerda acabar, estará preparado para reassumir responsabilidades. Nas 33 páginas que compõem a moção estratégica que acompanha a sua recandidatura à liderança do PSD, Pedro Passos Coelho acusa o actual Governo de deitar borda fora o capital de credibilidade conquistado (sugere que o Governo pode "conduzir país à desgraça nacional"), mostra orgulho no trabalho feito, recusa acusações de "direitismo austeritário", afirma-se fiel à matriz social-democrata do partido, e traça um conjunto de linhas de rumo para o futuro.

 

Ana Lourenço na RTP3. A jornalista Ana Lourenço vai passar a ser um dos rostos da RTP. A notícia foi avançada esta terça-feira, 1 de Março, pela estação pública. A ex-jornalista da SIC Notícias passará a ser pivot no canal de informação RTP 3. A rescisão da jornalista com SIC antecedeu um conjunto de alterações que estão a ser levadas a cabo na estação de Carnaxide depois do anúncio da chegada à Impresa do novo presidente executivo, Franscico Pedro Balsemão.

               

De novo a ameaça de um "Grexit"? A percepção do risco de a Grécia sair do euro, o "Grexit", está a subir a uma velocidade acelerada. É para esse cenário que aponta a evolução do indicador do Sentix, instituto de análise comportamental, que tenta medir a probabilidade de um país sair da Zona Euro. Actualizado nesta terça-feira, 1 de Março, o indicador galgou três pontos no espaço de um mês, para quase 20%, limiar que o instituto constata coincidir com as recorrentes escaladas de crise em torno da Grécia. Por detrás do crescente pessimismo estará a circunstância de, quatro meses depois do previsto, o primeiro-ministro Alexis Tsipras ainda não ter conseguido apresentar as reformas, em particular a das pensões, prometidas a troco do terceiro resgate ao país pedido no Verão. Atenas continua, assim, sem cumprir os prazos prometidos no novo memorando e, logo, sem receber a primeira fatia de dois mil milhões de euros do novo resgate que pode ascender a 86 mil milhões (o dinheiro que recebeu no Verão foi de empréstimos-ponte). 

 

Concerto histórico dos Rolling Stones em Cuba. A banda britânica Rolling Stones vai actuar em Havana, Cuba, no dia 25 de Março. Este concerto "pioneiro" vai ser grátis e acontece três dias após a visita do presidente norte-americano, Barack Obama, visitar o país. O concerto foi anunciado na página oficial da banda esta terça-feira, 1 de Março, dizendo que "os verdadeiros pioneiros do rock" vão levar o seu espectáculo ao país das Caraíbas pela primeira vez.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Américo Amorim Alexandre Soares dos Santos Belmiro de Azevedo Bill Gates Lista da Forbes Benfica Sporting FC Porto José Sócrates João Soares CCB Orlando Figueira Conselho de Finanças Públicas Uber João Pedro Matos Fernandes Pedro Passos Coelho Ana Lourenço Grexit
Outras Notícias