Mundo Obama a caminho da Europa para cimeira com os quatro grandes

Obama a caminho da Europa para cimeira com os quatro grandes

A intervenção na Síria e o ponto de situação da luta contra Daesh serão temas do encontro informal.
Obama a caminho da Europa para cimeira com os quatro grandes
Reuters
Negócios 20 de abril de 2016 às 19:08

Na que será provavelmente a sua última viagem à Europa como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama estará na Alemanha na segunda-feira, 25 de Abril, para participar numa cimeira organizada pela chanceler Angela Merkel conjuntamente com os líderes do Reino Unido (David Cameron), França (François Hollande) e Itália (Matteo Renzi).

Angela Merkel receberá este G-5 informal na cidade Hanover, num antigo palácio real bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e que apenas reabriu em 2013. "O presidente EUA não está na Europa a cada mês e esta é uma boa oportunidade para os quatro líderes dos maiores países europeus procederem uma troca de impressões com o presidente norte-americano", disse o porta-voz da chanceler alemã.


Citado pela Reuters, o mesmo responsável não concretizou a agenda por ser um encontro informal, mas deu algumas pistas, referindo a situação na Síria, Líbia e com os refugiados.


Questionado sobre se Merkel e Obama discutirão o escândalo das emissões da Volkswagen, o porta-voz da chanceler disse que não podia confirmar nem desmentir.


Em Londres, o gabinete do primeiro-ministro David Cameron descreveu o encontro como uma oportunidade "para falar sobre como podemos trabalhar juntos para enfrentar os muitos desafios comuns que enfrentamos". "Esperamos derrotar o Daesh, apoiar um novo governo na Líbia e combater a migração", referiu.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI