Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Obama estimula líderes a aplicar medidas de crescimento económico

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estimulou hoje os líderes do G8 a implementar medidas de crescimento económico que potencial o desenvolvimento dos Estados e a criação de emprego.

Obama estimula líderes a aplicar medidas de crescimento económico
Lusa 19 de Maio de 2012 às 16:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
"Todos estamos comprometidos em assegurar que quer crescimento, estabilidade e consolidação orçamental fazem parte de um pacote global que todos temos de perseguir para atingir a prosperidade que todos queremos", declarou o Presidente norte-americano.

O pedido de Obama, que falava no arranque do segundo dia do G8, que decorre em Camp David, surge em ano de eleições presidenciais norte-americanas, onde o risco de maior contágio da crise da zona euro aos EUA aparece como motivo de preocupação para os candidatos presidenciais.

Na sexta-feira, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, havia também voltado a apelar à aplicação de medidas de crescimento na Europa, lembrando diversas propostas já apresentadas por Bruxelas nesse sentido e que estão agora "em cima da mesa".

"A consolidação orçamental é necessária, indispensável. Países que têm altíssimas dívidas têm que fazer tudo para reduzir despesas públicas excessivas, mas, ao mesmo tempo, isso não chega. É preciso prosseguir reformas estruturais para reforçar a competitividade e também algum investimento. É aqui que espero que os Estados-membros estejam mais abertos do que estavam há algum tempo atrás", disse Barroso à agência Lusa em Camp David.

Durão Barroso representa a União Europeia (UE) na reunião do G8, num encontro que tem também do lado europeu a presença do presidente do Conselho, Herman Van Rompuy.

Os líderes do G8 - Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia - terminam hoje nos Estados Unidos uma reunião centrada na atual crise económica, mas também com apontamentos de agenda sobre a evolução política, ambiente e segurança alimentar.
Ver comentários
Outras Notícias