Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

OCDE antecipa melhoria da conjuntura económica

Indicador avançado para Portugal subiu em Outubro pelo sétimo mês consecutivo.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 11:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) subiu em Outubro pelo sétimo mês consecutivo, tendo registado uma variação de 0,23%, a mais forte desde que, em Abril, inverteu uma longa tendência de queda.

O indicador da OCDE, que tenta antecipar pontos de viragem na actividade económica num horizonte de seis meses, continua assim a apontar para uma melhoria da conjuntura económica e saída progressiva da recessão, não obstante sinalizar uma deterioração do contexto externo da economia portuguesa, em particular no seio da Zona Euro. 

O indicador para Portugal quebrou, pela primeira vez em mais de um ano, a fasquia de 99 pontos (está em 99,20), mas ainda permanece abaixo de 100, valor que define a média de longo prazo.
Os indicadores avançados continuam, por outro lado, a sinalizar um arrefecimento continuado em várias grandes economias mundiais, caso do Canadá, Japão e da Rússia. O mesmo sucede em relação à Zona Euro, onde o contexto recessivo tenderá a ter impactos mais relevantes em França e na Alemanha. Também em relação ao Brasil, o indicador avançado sugere agora que “a dinâmica positiva que se antecipava há alguns meses está a dissipar-se”. Já China, Índia e Estados Unidos deverão prosseguir numa trajectória de expansão, ainda que moderada.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias