Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

OMC antecipa mau arranque do comércio mundial em 2020. Covid-19 pode ter impacto

A OMC está preocupada com o potencial impacto negativo do coronavírus Covid-19 no comércio mundial.

REUTERS/Denis Balibouse
Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2020 às 13:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o comércio mundial continue a ter um desempenho abaixo da tendência histórica no primeiro trimestre de 2020. Esse cenário poderá piorar por causa do coronavírus Covid-19.

"O crescimento do comércio mundial de mercadorias deverá ter-se mantido fraco no início de 2020", revela o barómetro do comércio de bens divulgado pela OMC esta segunda-feira, 17 de fevereiro. A Organização prevê assim que o volume do comércio mundial tenha encolhido no primeiro trimestre deste ano, o que só se saberá com exatidão em junho com a divulgação dos dados estatísticos. 

O barómetro, que mede em tempo real as tendências do comércio mundial, fixou-se nos 95,5 pontos este mês, abaixo dos anteriores 96,6 pontos. Este valor fica também abaixo da base do índice (100), o limiar que separa o crescimento abaixo ou acima da tendência histórica. 

Em comunicado, a Organização alerta que "este desempenho abaixo da tendência [histórica] pode vir a ser reduzido ainda mais por uma nova ameaça de saúde mundial". É que os números divulgados hoje, que já são fracos, ainda não incorporam os recentes desenvolvimentos do Covid-19, os quais "podem travar as perspetivas futuras do comércio ainda mais". 

A OMC considera mesmo que "todas as componentes" do barómetro que construiu para o comércio mundial de bens serão "influenciadas pelo impacto económico" do Covid-19 e pela eficácia das respostas de tratamento e de contenção da doença. 

Neste momento, a queda do valor do barómetro deve-se a mais reduções dos índices para os bens agrícolas, o transporte em contentores e a produção automóvel. Outras áreas, como as encomendas para exportações, o material de aviação e as componentes eletrónicas, mostram sinais de estabilização. 

No terceiro trimestre de 2019, as estatísticas finais mostram que o volume de comércio de mercadorias baixou 0,2% em comparação com o  terceiro trimestre de 2018. A OMC admite que, em termos homólogos, os dados melhorem no quarto trimestre. Contudo, a última leitura do barómetro "não dá nenhuma indicação de uma recuperação sustentada".

Neste momento, apenas na China - a segunda maioria economia do mundo, cujo papel no comércio mundial é cada vez maior -, o novo coronavírus já matou 1.770 pessoas e infetou quase 71 mil. São muitas as fábricas que suspenderam as operações em território chinês assim como o comércio, o que potencialmente causará disrupções nas cadeias de valor mundiais.
Ver comentários
Saber mais Organização Mundial do Comércio OMC comércio mundial coronavírus
Mais lidas
Outras Notícias