Economia OMC pede medidas urgentes para travar desaceleração do crescimento do comércio mundial

OMC pede medidas urgentes para travar desaceleração do crescimento do comércio mundial

A Organização Mundial do Comércio (OMC) alertou na quinta-feira que o crescimento do comércio vai cair progressivamente este ano até 2,6%, valor substancialmente inferior aos 4,6% de 2017, considerando ser necessário tomar medidas urgentes para contrariar a desaceleração.
OMC pede medidas urgentes para travar desaceleração do crescimento do comércio mundial
Lusa 05 de abril de 2019 às 01:05

Os dados foram divulgados na conferência "Sistema Multilateral de Comércio: Situação Atual e Perspetivas" que contou, na Cidade do México, com o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevedo.

 

"Os nossos economistas preveem que a taxa de crescimento do volume de comércio de mercadorias cairá em 2019 até 2,6% e não haverá progressão", afirmou o diretor-geral.

 

O responsável da OMC referiu que, em 2018, o crescimento foi de 3% e em 2017 de 4,6%, para classificar que a diminuição prevista para 2019 é "uma má notícia para todo o mundo", porque é necessário que "o comércio mundial funcione bem".

 

Roberto Azevedo explicou que, em 2018, o crescimento do comércio desacelerou por diversos motivos, entre os quais a aplicação de novos regulamentos e medidas restritivas que "afetaram consideravelmente".

 

O representante da OMC também mencionou a volatilidade dos mercados financeiros, a desaceleração do crescimento económico mundial e a imposição de condições monetárias mais restritivas em países desenvolvidos.

 

As tensões comerciais "têm repercussões económicas reais" que aumentam a incerteza e provocam grandes perturbações, acrescentou.

 

"As causas destas tensões são bastante complexas e estão sobretudo relacionadas com a revolução tecnológica que estamos a presenciar. Nas nossas economias estão a gerar-se perturbações no mercado de trabalho que estão a alterar a paisagem política", acrescentou.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI