Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

ONU reforça sanções contra Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da ONU adoptou este sábado, por unanimidade, uma resolução reforçando fortemente as sanções impostas à Coreia do Norte, que, se for respeitada, privará Pyongyang de mil milhões de dólares de receitas anuais.

O pior país dos 180 analisados sobre liberdade de imprensa é a Coreia do Norte, segundo a Repórteres Sem Fronteiras.
Negócios com Lusa 05 de Agosto de 2017 às 21:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Uma nova resposta aos programas balístico e nuclear norte-coreanos, o texto representa um êxito para os Estados Unidos, que conseguiram convencer a China – principal apoiante de Pyongyang – e a Rússia a aumentar a pressão internacional sobre a Coreia do Norte, acusada de ser uma "ameaça global".

 

A resolução 2371 visa proibir a obtenção de receitas das exportações norte-coreanas, nomeadamente nos sectores do carvão, do ferro e das pescas.

O regime norte-coreano, liderado por Kim Jong-un, tem vindo a fazer sucessivos testes de lançamento de mísseis, tendo já lançado um novo modelo de míssil balístico intercontinental (ICBM), capaz de transportar uma ogiva nuclear de grande dimensão.

 

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem vindo a condenar estas operações e disse que iria "todas as medidas necessárias" para proteger o seu país e os aliados na região, tendo também criticado várias vezes a China pela sua "inacção".

 

A Coreia do Sul e os Estados Unidos têm também realizado a testes com mísseis balísticos, em resposta a Pyongyang.

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos China Pyongyang Rússia Coreia do Norte política ONU
Outras Notícias