Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP decide baixar quota de produção em um milhão de barris

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordou baixar a quota de produção em um milhão de barris por dia, a partir de dia um de Abril, para suportar os preços durante uma altura de abrandamento na procura, disse hoje o ministro iranian

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 10 de Fevereiro de 2004 às 15:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordou baixar a quota de produção em um milhão de barris por dia, a partir de dia um de Abril, para suportar os preços durante uma altura de abrandamento na procura, disse hoje o ministro iraniano do petróleo, Bijan Namdar Zanganeh.

O ministro iraniano disse, em entrevista telefónica à Bloomberg, que estava "satisfeito com a decisão". A OPEP tinha estabelecido como meta uma quota de produção de 24,5 milhões de barris por dia mas o grupo produtor está a produzir 1,5 milhões mais do que isso, numa tentativa de baixar os preços.

Os oficiais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo reuniram-se em Algiers, onde expressaram preocupações em relação à elevada produção no segundo trimestre.

O preço do petróleo tem estado acima da meta estabelecida pela OPEP desde Novembro, uma vez que os seus membros estão a procurar compensar um dólar fraco, conduzindo a níveis recorde no sector.

A OPEP tinha mantido, em Dezembro, a sua quota de produção quando os seus membros se reuniram em Viena. O grupo disse que era provável que houvesse redução em Fevereiro.

Em reacção a esta decisão o preço do crude crescia 1,95% em Nova Iorque, enquanto em Londres o Brent subia 2,2%.

Ver comentários
Outras Notícias