Economia Os dias do incêndio vistos do espaço

Os dias do incêndio vistos do espaço

O satélite Terra, da Nasa, disponibiliza imagens dos últimos dias que mostram a evolução dos incêndios em Pedrógão Grande, que deflagraram no sábado passado e onde morreram 64 pessoas.
Paulo Zacarias Gomes 20 de junho de 2017 às 14:08
É uma nova perspectiva: do espaço, é possível assistir à evolução dos incêndios que desde sábado afectam a região centro do país, em particular o concelho de Pedrógão Grande, e que já resultaram na morte de 64 pessoas e em 160 feridos, sete dos quais em estado grave.

A animação obtida junto da NASA permite assistir à evolução diária desde dia 16 de Junho, na sexta-feira passada, em que aquela região do país surge sem qualquer nebulosidade.

No dia seguinte, 17, só na região norte, na zona de Vila Real, é possível detectar focos de incêndio, enquanto é visível também alguma nebulosidade sobre a costa. A imagem ainda não reflecte o incêndio que deflagraria ao início dessa tarde de sábado. Foi também o dia em que se gerou a maior parte das perdas de vidas humanas.

A imagem de dia 18 - domingo - mostra as várias plumas de fumo a progredirem em direcção à atmosfera. No dia seguinte, segunda-feira, não é possível distinguir a mancha de fumo devido à nebulosidade.

Mas a imagem desta terça-feira, 20 de Junho, já disponível, mostra as ignições ainda activas - menos que no domingo - aparentemente concentradas em duas zonas específicas do mapa.





pub

Marketing Automation certified by E-GOI