Notícia
Os temas quentes da conferência de Mario Draghi
As divergências no BCE serão um dos focos na conferência de imprensa que Mario Draghi dará esta quinta-feira, 6 de Novembro,. Mas os mercados esperam ainda por novidades acerca dos empréstimos à banca e da compra de activos.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...
Novas "ferramentas" serão apresentadas?
A economia continua a dar sinais de deterioração. Por isso, muitos economistas acreditam que Mario Draghi terá de apresentar novas "ferramentas" para reanimar a economia. Mas não esta quinta-feira. O BCE deverá esperar pelas previsões a divulgar antes da reunião de Dezembro, para então decidir que rumo tomar na política monetária.
Compras de activos serão um dos focos
O BCE já deu início ao seu programa de compras de activos. Contudo, os volumes até agora anunciados ficam muito abaixo do objectivo traçado por Draghi para o balanço do banco central. Assim, indicações sobre se o ritmo irá acelerar ou não, bem como a expansão para a dívida soberana, são esperadas esta quinta-feira.
Irão os empréstimos à banca ser facilitados?
Após a fraca procura na primeira ronda de empréstimos de longo prazo à banca destinados à concessão de crédito à economia (TLTRO, na sigla anglo-saxónica), surgiram defensores de que o BCE deveria facilitar as condições. Ao mesmo tempo, houve bancos que indicaram que, passados os testes de stress, querem participar na ronda de Dezembro. Por isso, a questão é se o banco central quererá prevenir ou, depois, remediar.
Supervisão será ponto de honra na conferência
O BCE iniciou esta semana o papel de supervisor único dos bancos da Zona Euro. Não são esperadas novidades, mas Mario Draghi deverá querer "enfatizar a credibilidade dos testes de stress e o quão adverso era o 'cenário adverso'", defende James Ashley, do RBC.