Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Padoan desmente Varoufakis: Itália não precisa de reestruturação de dívida

"A dívida italiana é sustentável". A reacção de Padoan, ministro das Finanças de Itália, surgiu logo depois de uma entrevista do seu colega grego a uma TV italiana. Segundo Varoufakis, altos dirigentes em Itália confessaram-lhe que a dívida italiana também não pode ser paga, mas a Alemanha não quer que se saiba. "A UE arrisca tornar-se pior do que a URSS ", acrescentava o ministro grego.

Reuters
Negócios 09 de Fevereiro de 2015 às 00:29
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

A reacção do ministro italiano das Finanças não tardou. "A dívida italiana é sólida e sustentável. A afirmação de Varoufakis terá sido descontextualizada". A declaração de Pier Carlo Padoan, via twitter, em jeito de desmentido educado, foi seguida de uma outra, em tom mais grave. "Precisamos de soluções europeias assentes na confiança mútua. É nesse sentido que Itália trabalha".

 

Ambas as reações do ministro italiano e antigo economista-chefe da OCDE deixam no ar a sensação de incidente diplomático. Surgiram ao fim do dia de domingo, depois de ter sido transmitida pelo canal televisivo Rai 3 uma entrevista do ministro grego das Finanças, na qual Yanis Varoufakis afirma que, por ocasião da sua recente passagem por Roma, "altos funcionários" italianos lhe haviam confessado que a dívida pública italiana tão pouco é sustentável - também precisará de ser reestruturada, como o novo governo grego alega ser inevitável no caso da dívida do seu país.  

 

"Eles abordaram-me para mostrar solidariedade connosco, mas disseram que não podiam falar a verdade porque Itália está em risco de insolvência e temem as consequências da Alemanha". 

 

"Uma nuvem de medo tem envolvido toda a Europa nos últimos anos. Em suma, estamos a tornar-nos pior do que a antiga União Soviética", acrescentou Varoufakis.

 

 

Correcção: A afirmação de Varoufakis é "descabida" ("fuori luogo", no original em italiano), em vez de "descontextualizada".

Ver comentários
Outras Notícias