Notícia
Países da Zona Euro em crise podem contar com a ajuda da UE
Joaquín Almunia, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos, garantiu hoje que a União Europeia tem soluções para ajudar os países da Zona Euro em crise. Almunia preferiu, no entanto, não revelar pormenores destas soluções.

"Se a crise surgir num país da Zona Euro, existe solução", garantiu o Comissário Europeu dos Assuntos Económicos numa conferência de imprensa esta manhã em Bruxelas. "Existe uma solução antes de recorrer ao Fundo Monetário Internacional", reforçou Almunia.
A União Europeia está "equipada intelectual, politica e economicamente para enfrentar o cenário de crise", disse Almunia. "Mas por definição este tipo de coisas não devem ser discutidas em público", voltou a sublinhar o responsável.
No passado dia 18 de Fevereiro, o ministro das Finanças alemão, Peer Steinbrueck, afirmou que a Alemanha "poderá agir" se outros países da Zona Euro estiverem em dificuldades financeiras.
"Alguns países estão a começar a ter dificuldades com os seus pagamentos. Os tratados da Zona Euro não prevêem nenhuma ajuda para países insolventes mas, na realidade, os outros Estados devem socorrer os que estão em dificuldade", defendeu o responsável da pasta das Finanças da Alemanha.