Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parceiros sociais recomendam nova redução do IVA

Os parceiros sociais defendem uma nova redução do IVA, desde que isso não ponha em causa os objectivos do défice público. No parecer sobre as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2009 ontem aprovado, o Conselho Económico e Social (CES) dá nota positiva à de

Raquel Martins raquelmartins@negocios.pt 06 de Maio de 2008 às 00:20
  • Partilhar artigo
  • ...

Os parceiros sociais defendem uma nova redução do IVA, desde que isso não ponha em causa os objectivos do défice público. No parecer sobre as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2009 ontem aprovado, o Conselho Económico e Social (CES) dá nota positiva à descida de 20% para 21% da taxa de IVA, já a partir de Julho, e recomenda ao Governo que proceda a uma nova redução "logo que seja possível".

No documento, os representantes dos sindicatos, associações patronais e organizações não governamentais, que compõem a estrutura, alertam ainda para o papel "relevante" da política fiscal na melhoria do poder de compra das famílias, especialmente numa fase de desaceleração económica. O CES chama ainda a atenção para a necessidade de se reverem os benefícios fiscais que não têm natureza social "de forma a garantir que a sua concessão seja atribuída apenas a actividades que o justifiquem" ou que contribuam para a melhoria da competitividade do país.

Ver comentários
Outras Notícias