Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento Europeu dá "luz verde" a Lagarde no BCE

Uma maioria de eurodeputados da comissão dos Assuntos Económicos e Monetários "aprovou" o nome de Christine Lagarde para presidente do Banco Central Europeu (BCE).

EPA
Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 04 de Setembro de 2019 às 17:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A comissão dos Assuntos Económicos e Monetários deu um parecer favorável esta quarta-feira, 4 de setembro, à nomeação de Christine Lagarde para ser a próxima presidente do Banco Central Europeu (BCE).

A votação terá de ser confirmada no plenário do Parlamento Europeu na sessão de 16 a 19 de setembro. No entanto, não é expectável que haja mudanças no sentido de voto nos principais grupos parlamentares, o que permitirá a Lagarde ter uma maioria também no plenário.

A francesa convenceu assim a maioria dos eurodeputados que a ouviu esta manhã numa audição no Parlamento Europeu. Respondendo às questões, Christine Lagarde deixou claro que irá seguir a atual estratégia de Draghi, mas espera que não seja necessário um momento como o "whatever it takes" do atual presidente em 2012. 

Em termos formais, a decisão final caberá ao Conselho Europeu onde foi inicialmente tomada a decisão de nomear a atual diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a liderança do BCE.

Ou seja, o mais provável é que a nomeação seja confirmada e que a 1 de novembro Christine Lagarde entre nas instalações de Frankfurt, a sede do BCE, como presidente do banco central da Zona Euro para um mandato de oito anos.

Mario Draghi abandona o cargo a 31 de outubro após oito anos à frente do BCE. Mas, até lá, o presidente do banco central ainda terá reuniões de política monetária que serão decisivas para o futuro da Zona Euro.
Ver comentários
Saber mais Christine Lagarde eurodeputados Parlamento Europeu Banco Central Europeu BCE
Outras Notícias