Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento lituano trava nomeação do primeiro-ministro

O Parlamento lituano recusou hoje a nomeação d o social-democrata Zigmantas Balcytis para o cargo de primeiro-ministro, agravando a crise política no país.

Negócios com Lusa 20 de Junho de 2006 às 12:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Parlamento lituano recusou hoje a nomeação d o social-democrata Zigmantas Balcytis para o cargo de primeiro-ministro, agravando a crise política no país.

Apenas 52 deputados apoiaram a candidatura de Balcytis, antigo ministro das Finanças, quando o social-democrata necessitava de uma maioria absoluta dos 132 votos de deputados presentes, ou seja, de 67 parlamentares.

Na semana passada, o presidente Valdas Adamkus Balcytis nomeou Balcytis que já chefiava interinamente o Governo desde a demissão do anterior primeiro-ministro social-democrata, Algirdas Brazauskas, na sequência da saída do Partido Trabalhista da sua coligação governamental.

No passado dia 15, Zigmantas Balcytis afirmou perante o Parlamento que  o principal objectivo do seu governo seria a introdução do euro na Lituânia «o mais rapidamente possível».

A moeda nacional da Lituânia, o litas, já está indexada ao euro.  Contudo, em 16 de Maio, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu descartaram a entrada da Lituânia na zona euro em 1 de Janeiro de 2007, pelo facto de o país ter falhado, ainda que por uma magra décima, o critério da inflação.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Joaquin Almunia, considera, no entanto, «realista» que a Lituânia adopte o euro em 2009.

Outras Notícias