Agricultura e Pescas Passos diz que investimento no sector agrícola aumentou e exportações cresceram – verdade?

Passos diz que investimento no sector agrícola aumentou e exportações cresceram – verdade?

Verdadeiro ou falso? O Negócios confronta declarações de Passos Coelho com factos.
Passos diz que investimento no sector agrícola aumentou e exportações cresceram – verdade?
Correio da Manhã
Isabel Aveiro 10 de outubro de 2013 às 14:07

22h16

De um modo geral, a agricultura em Portugal tem recuperado de muitos anos de desinvestimento (…) o investimento que foi feito na área da agricultura e em toda a área agro-industrial tem sido extremamente produtivo: aumentámos consideravelmente as nossas exportações na área agrícola e conseguimos um rendimento e um crescimento do rendimento agrícola que não compara com aquilo que foram as três décadas anteriores.

No que toca ao investimento, Passos tem razão sobre a aceleração da execução do Programa de Desenvolvimento Rural, que gere os recursos financeiros comunitários de apoio à agricultura desde 2007 e até 2014. Estamos agora nos 66%, com 3,9 mil milhões de euros de apoio público e 6,7 mil milhões de investimento total. Até 2011, o ProDer não avançou de 30% de taxa de execução, muito à conta da construção do próprio programa da autoria de Jaime Silva, que Fernando Serrano (2009/2011) e Assunção Cristas (desde 2011) tentaram “corrigir”.

 

Nas exportações, o sector regista o dobro do crescimento que a média total das vendas externas. Os últimos números do INE apontam para um crescimento de 3,1% no trimestre terminado em Agosto, face a igual período do ano anterior, versos uma média global de 2,3%.

 

Mas na evolução do VAB no PIB o desempenho foi “negativo para a agricultura”, disse ainda esta semana o especialista Francisco Avillez. Houve “uma redução muito significativa da superfície agrícola cultivada”, a qual “muita foi compensada por ganhos de produtividade”, acrescentou.

 

Citando o INE, em 1986, ano em que Portugal aderiu formalmente à CEE e à Política Agrícola Comum (PAC), o peso do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da agricultura no PIB era de 6,5%, face a 1,3%, 26 anos depois. A produtividade, contudo, medida em unidades de trabalho por ano, mais que duplicou no mesmo período.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI