Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Passos Coelho pede "procedimento interno" sobre fugas de informação

O primeiro-ministro pediu hoje ao secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) para "dar seguimento" a um "procedimento interno" na sequência do caso das alegadas fugas dos serviços

Negócios negocios@negocios.pt 04 de Agosto de 2011 às 22:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...


Fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho afirmou à Agência Lusa que o chefe do Governo recebeu hoje o inquérito que tinha pedido a 23 de Julho ao secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, na sequência das notícias do semanário Expresso sobre alegadas fugas de informação do ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho.

Esse relatório, segundo a mesma fonte, é classificado e foi enviado ao presidente do Conselho de Fiscalização do SIRP, Marques Júnior, que hoje foi ouvido na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais sobre o caso.

O primeiro-ministro pediu a Júlio Pereira para "dar seguimento ao procedimento interno" sugerido no relatório do secretário-geral do SIRP sobre estas alegadas fugas de informação ocorridas em 2010.

Numa declaração lida aos jornalistas após a reunião, hoje, à porta fechada, Marques Júnior disse que o Conselho concluiu ter-se registado uma "utilização indevida de meios afectos ao SIED e o envio indevido de informação com desrespeito pessoal de procedimentos de segurança".

Marques Júnior acrescentou que essa atitude "poderá justificar procedimento interno, não sendo, no entanto, susceptível de colocar em causa a segurança interna e a defesa dos interesses nacionais".

Em nenhum momento, o presidente do conselho de fiscalização do SIRP se referiu a Jorge Silva Carvalho.

Ver comentários
Outras Notícias