Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Passos recebe amanhã parceiros sociais

Parceiros sociais que subscreveram o acordo tripartido foram chamados a São Bento.

Negócios negocios@negocios.pt 18 de Setembro de 2012 às 16:09
  • Partilhar artigo
  • 22
  • ...
Pedro Passos Coelho recebe amanhã os parceiros sociais que subscreveram o acordo tripartido.
Segundo noticia a agência Lusa, o encontro está marcado para as 11:00, em São Bento, e foi agendado depois do pedido endereçado pelos parceiros sociais, na sequência da apresentação das novas medidas de austeridade e das mexidas propostas para a Taxa Social Única (TSU).

Na quinta-feira, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, anunciou que os parceiros sociais que subscreveram o acordo de concertação social assinado em janeiro tinham pedido audiências ao Presidente da República e ao primeiro-ministro.


Para António Saraiva, "o pilar da estabilidade social foi agredido" com a decisão do Governo de aumentar a contribuição dos trabalhadores de 11 para 18 por cento para compensar a descida em 5,75 pontos percentuais da Taxa Social Única (TSU) paga pelas empresas "sem que tenham sido ouvidos os parceiros".


"Os parceiros não podem ser utilizados para subscrever acordos e não serem ouvidos quando é para tomar decisões", defendeu António Saraiva.

"Esta reunião, marcada a pedido dos subscritores do acordo, tem como objetivo apresentar um conjunto de preocupações sobre a atual situação económica e, designadamente, sobre o impacto das medidas anunciadas recentemente pelo Governo", refere um comunicado enviada às redações pela UGT.

A UGT, liderada por João Proença, foi a única central sindical a subscrever o acordo fechado no início do ano entre Governo, representantes dos empregadores e dos trabalhadores, que prevê férias mais curtas, bancos de horas, gestão de "pontes" mais flexíveis, mas sem a meia hora extra de trabalho que o Governo pretendia. A CGTP abandonou as negociações.
O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu os parceiros sociais no Palácio de Belém na segunda-feira.

Na quarta-feira à noite, Pedro Passos Coelho vai reunir-se, na qualidade presidente do PSD, com a Comissão Política Nacional do seu partido, para avaliar a posição do CDS-PP sobre as alterações à TSU.

(notícia actualizada às 16h20)
Ver comentários
Outras Notícias